sábado, 15 de fevereiro de 2014

O que faz rir MAIS em televisão?

Existem vários programas em televisão que apostam na comédia para divertir o telespectador. Mas eu confesso: nenhum, nenhuma sitcom, série ou filme de comédia me tira gargalhadas mais gostosas do que este programa: Fashion Police (canal E!).

Tudo se deve ao humor satírico e pujante de Joan Rivers. Ela diz as coisas mais espantosas, inesperadas e impróprias com a velocidade das balas que saem de uma metralhadora. Comenta como só ela pode comentar. Só ela tem "permissão", tem estatuto para tal. Joan é uma senhora ("mata-me" se ouvir isto) que já deve ir bem avançada nos seus 70 anos de idade (palpita-me até que já está para lá dos 80 mas pronto, aparenta 70 e muitos) mas abençoada seja porque a mente dela não ficou travada no tempo ou envelheceu de acordo com as células do corpo. 


FASHION POLICE é um programa de "coscuvilhice", uma espécie de tertúlia rosa mas sobre moda. Sobre o que as estrelas levam para os eventos e para a passadeira vermelha. Fazem críticas honestas e pujantes sobre os "trapinhos" com que cada qual decide se apresentar e nem sempre são meigos :) Não seria, à partida, um género de programa que me atraísse muito, mas da forma como está conceptualizado acontece exatamente o oposto. O programa tem segmentos diversos, incluindo convidados - estrelas elas mesmas - que chegam a estúdio para fazer o mesmo género de crítica. Tudo é feito com bom humor e diversão. Mas é Joan, do grupo de quatro, a que "comanda o leme" e aquela capaz das críticas mais inteligentes e sagazes. 

Não sei - não posso adivinhar, se tudo aquilo é guião puro e nem tudo sai da cabeça dela mas sim de muitas cabeças espirituosas. Acredito, claro, ainda mais no universo produtivo americano que tudo está bem esquematizado e orientado previamente. Mas "conheço" Joan da participação no programa "The Apprentice - o aprendiz em português). Para quem não conhece o formato, resumidamente trata-se de um grupo de celebridades dividida em dois grupos que competem entre si para não serem "demitidos" por Donald Trump a cada tarefa que lhes é atribuída e pela qual competem para atingir grande sucesso. O formato visa angariar dinheiro para no final ser doado às instituições de caridade que o vencedor desejar - embora a cada prova cada chefe da equipa que vence tenha a mesma oportunidade de doar os lucros da prova. Neste programa as "vedetas e celebridades" são na medida do possível elas mesmas e os muito conflitos e confusões que surgem devido a desentendimentos e rivalidades faculta ao espectador uma visão do que ele raramente vê: a pessoa por detrás do artista ou da fama. Tudo isto para concluir que nesse épico programa, Joan mostrava-se igualmente sagaz. Inesquecível a rivalidade e o nível de ofensas trocadas entre ela, sua filha e Ann, uma jogadora de póquer profissional com quem por acaso não simpatizei. 

Adiante... 
Se entende perfeitamente o inglês então espreite FASHION POLICE, às sextas ou sábados, no canal E!. Mesmo se a moda e a coscuvelhice não é a sua «chávena de chá», vai rir. É muito espirituoso!

Sem comentários:

Enviar um comentário